quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

JOGO DE TABULEIRO GIGANTE SOBRE BRASIL COLONIAL

Os bolsistas do PIBID desenvolveram, com alunos de 7º Ano da Escola Municipal Nadir Valente, um jogo de tabuleiro gigante sobre o Brasil colonial.

Tabuleiro gigante.

Alunos brincando no tabuleiro gigante. 


Algumas perguntas do tabuleiro tinham que ser respondidas mostrando algo no mapa (mapas também produzidos por alunos)


O mais importante nesse tipo de atividade é que o professor não faça pelos alunos. O professor deve fornecer material e o aluno criar o jogo tendo como base esse material.

A seguir, seguem alguns documentos históricos, textos de historiadores, charges e imagens de época que foram oferecidos aos alunos. Assim, o aluno tinha que inventar uma atividade para quem caísse em uma determinada peça do tabuleiro, usando como base esse material que o professor forneceu. O professor auxilia, mas quem cria é o aluno.

MATERIAL FORNECIDO PELO PROFESSOR


“Compete mais ao capitão Criar vilas com seu termo [limite territorial], jurisdição, liberdade e insígnias, segundo o foro e os costumes do reino, onde julgar mais conveniente... Exercitar toda a jurisdição civil e criminal: superintendendo por si ou por seu ouvidor, na eleição de juízes e oficiais... No crime [processos criminais], o capitão e seu ouvidor têm jurisdição conjunta com a alçada até pena de morte, inclusive em escravos, gentios, peões cristãos e homens livres, em todo e qualquer caso, para absolver ou para condenar, sem apelação e agravo.”
(Foral entregue a Duarte Coelho, 1534. Documentos históricos brasileiros. Rio de Janeiro: MEC, 1976. p. 47.)


"Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda.”
(Do jesuíta italiano André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil, 1711.)


“A base, a agricultura; as condições, a estabilidade patriarcal da família, a regularidade do trabalho por meio da escravidão, a união do português com a mulher índia, incorporada assim à cultura econômica e social do invasor.
Formou-se na América tropical uma sociedade agrária na estrutura, escravocrata na técnica de exploração econômica, híbrida de índio – e mais tarde de negro – na composição.” (FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48ª Ed. São Paulo: Global, 2003. pp. 65-79)









Assim, os alunos, em posse dessas imagens, textos e documentos históricos, teriam que criar uma atividade. Um exemplo: caso a pessoa caia na casa do tabuleiro de nº 5, ela terá que ler esse documento histórico e realizar uma encenação. 

O jogo pode mesclar atividades abertas, de cunho mais criativo, com perguntas abertas e fechadas. A seguir, alguns exemplos de perguntas criadas pelos alunos do 7º ano. 

QUAIS OS COMBATENTES NAS GUERRAS JUSTAS?
A)    Jesuítas e portugueses
B)    Portugueses e indígenas
C)      Russos e indígenas


QUE LUGAR FOI INVADIDO NA REGIÃO BRASILEIRA DURANTE O GOVERNO DE FELIPE II ?
A)    Sudeste
B)     Nordeste
C)     Nenhum dos dois


EXPLIQUE COMO FUNCIONAVA O GOVERNO GERAL E DEPOIS RESPONDA SE VOCÊ VÊ ALGUMA SEMELHANÇA COM O GOVERNO ATUALMENTE.

ESSE JOGO LHE MOSTRA COMO FUNCIONOU O BRASIL COLONIAL.  VOCÊ SABE COMO FUNCIONA HOJE? O BRASIL É UMA REPÚBLICA? DIGA COMO FUNCIONA NOSSO GOVERNO.

VÁ ATÉ O MAPA DOS IDIOMAS E MOSTRE NA EUROPA QUEM FOI NOSSA METRÓPELE COLONIZADORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário