Tabuleiro gigante.
Alunos brincando no tabuleiro gigante.
Algumas perguntas do tabuleiro tinham que ser respondidas mostrando algo no mapa (mapas também produzidos por alunos)
O mais importante nesse tipo de atividade é que o professor não faça pelos alunos. O professor deve fornecer material e o aluno criar o jogo tendo como base esse material.
A seguir, seguem alguns documentos históricos, textos de historiadores, charges e imagens de época que foram oferecidos aos alunos. Assim, o aluno tinha que inventar uma atividade para quem caísse em uma determinada peça do tabuleiro, usando como base esse material que o professor forneceu. O professor auxilia, mas quem cria é o aluno.
MATERIAL FORNECIDO PELO PROFESSOR
“Compete mais ao capitão Criar vilas com seu termo
[limite territorial], jurisdição, liberdade e insígnias, segundo o foro e os
costumes do reino, onde julgar mais conveniente... Exercitar toda a jurisdição
civil e criminal: superintendendo por si ou por seu ouvidor, na eleição de
juízes e oficiais... No crime [processos criminais], o capitão e seu ouvidor
têm jurisdição conjunta com a alçada até pena de morte, inclusive em escravos,
gentios, peões cristãos e homens livres, em todo e qualquer caso, para absolver
ou para condenar, sem apelação e agravo.”
(Foral entregue a Duarte Coelho, 1534. Documentos históricos brasileiros. Rio de Janeiro: MEC, 1976. p. 47.)
(Foral entregue a Duarte Coelho, 1534. Documentos históricos brasileiros. Rio de Janeiro: MEC, 1976. p. 47.)
"Os escravos são as mãos e os pés do senhor de
engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar
fazenda.”
(Do jesuíta italiano André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil, 1711.)
(Do jesuíta italiano André João Antonil, Cultura e opulência do Brasil, 1711.)
“A base, a agricultura; as condições, a estabilidade patriarcal da
família, a regularidade do trabalho por meio da escravidão, a união do
português com a mulher índia, incorporada assim à cultura econômica e social do
invasor.
Formou-se na América tropical uma sociedade agrária na estrutura, escravocrata na técnica de exploração econômica, híbrida de índio – e mais tarde de negro – na composição.” (FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48ª Ed. São Paulo: Global, 2003. pp. 65-79)
Formou-se na América tropical uma sociedade agrária na estrutura, escravocrata na técnica de exploração econômica, híbrida de índio – e mais tarde de negro – na composição.” (FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48ª Ed. São Paulo: Global, 2003. pp. 65-79)
Assim, os alunos, em posse dessas imagens, textos e documentos históricos, teriam que criar uma atividade. Um exemplo: caso a pessoa caia na casa do tabuleiro de nº 5, ela terá que ler esse documento histórico e realizar uma encenação.
O jogo pode mesclar atividades abertas, de cunho mais criativo, com perguntas abertas e fechadas. A seguir, alguns exemplos de perguntas criadas pelos alunos do 7º ano.
QUAIS OS
COMBATENTES NAS GUERRAS JUSTAS?
A) Jesuítas
e portugueses
B) Portugueses
e indígenas
C)
Russos e indígenas
QUE LUGAR FOI INVADIDO NA REGIÃO BRASILEIRA DURANTE
O GOVERNO DE FELIPE II ?
A)
Sudeste
B)
Nordeste
C)
Nenhum
dos dois
EXPLIQUE COMO
FUNCIONAVA O GOVERNO GERAL E DEPOIS RESPONDA SE VOCÊ VÊ ALGUMA SEMELHANÇA COM O
GOVERNO ATUALMENTE.
ESSE JOGO LHE
MOSTRA COMO FUNCIONOU O BRASIL COLONIAL.
VOCÊ SABE COMO FUNCIONA HOJE? O BRASIL É UMA REPÚBLICA? DIGA COMO
FUNCIONA NOSSO GOVERNO.
VÁ ATÉ O MAPA
DOS IDIOMAS E MOSTRE NA EUROPA QUEM FOI NOSSA METRÓPELE COLONIZADORA
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