Escolha
apenas uma dentre as atividades
abaixo.
Tempo de preparação: 3 a 5 aulas.
Apresentação
aos colegas: de 1 a 2 aulas.ATIVIDADE 1 - TELEJORNAL DA
REVOLUÇÃO FRANCESA
Grupo: de 4 a 5 pessoas.
Material: câmera filmadora (ou celular) e fantasias.
Instrução
Primeiramente o grupo deve escolher apenas uma dessas três etapas da Revolução Francesa: 1)Monarquia Constitucional (1789 a 1792), 2)Período Jacobino (1792-1794) e 3)Império Napoleônico (1804-1814).
O grupo escolheu a etapa? Agora é preciso estudar essa etapa da Revolução. Como? Leia no seu livro didático. Estude bem essa etapa. Tente identificar os principais acontecimentos ocorridos durante essa etapa.
Agora é hora de escrever o roteiro do telejornal. Como é que o roteiro deve ser escrito? Um telejornal sempre têm duas partes: 1) o apresentador dando a notícia nos estúdios e 2) o repórter entrevistando alguém em um ambiente. Dessa forma, o roteiro de um telejornal deve ter várias notícias, sempre indo do estúdio (apresentador dando a notícia) ao repórter entrevistando alguém e depois voltando aos estúdios.
Abaixo segue um exemplo de um roteiro de telejornal. Atenção, o exemplo abaixo é fictício, não tem nenhuma relação com a realidade.
Nos estúdios
José Fuinha (apresentador): "O preço da
farinha acaba de subir. Estamos com a repórter Ana Maria, diretamente da feira
do Acari, que irá nos trazer mais informações."
Na feira do Acari
Ana Maria (repórter): "Estamos aqui com
Paulo Roberto, dono de casa. E aí Paulo Roberto, o que você achou do aumento da
farinha?"
Paulo Roberto: "Assim não dá. Assim não é
possível! Como podermos viver com a farinha tão cara assim! É um absurdo."
Ana Maria [olhando para a câmera]: "Pois é José Fuinha, a população
está realmente indignada. Voltamos aos estúdios com você"
Nos estúdios
José Fuinha (apresentador): Obrigado
Ana Maria. Agora vamos à previsão do tempo.
(e o telejornal continua)
Escreveu um roteiro resumindo os principais fatos de uma etapa da Revolução Francesa? O que fazer agora? Ensaie, ensaie bem. Improvise fantasias. Pronto, vocês já podem filmar.
Importante: é obrigatório dar um aviso ao espectador no início do telejornal Que aviso? Esse aqui: "atenção, atenção, isso é um brincadeira! Não existia nem televisão nem rádio durante a época da Revolução Francesa! Atenção: isso é uma brincadeira!".
QUADRINHOS DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Grupo: individual ou em dupla.
Material: papel sulfite, lápis de cor, canetinha e giz de cera.
Instrução
Primeiramente o grupo deve escolher apenas uma dessas três etapas da Revolução Francesa: 1)Monarquia Constitucional (1789 a 1792), 2)Período Jacobino (1792-1794) e 3)Império Napoleônico (1804-1814).
O grupo escolheu a etapa? Agora é preciso estudar essa etapa da Revolução. Como? Leia no seu livro didático. Estude bem essa etapa. Tente identificar os principais acontecimentos ocorridos durante essa etapa.
Agora você já pode a começar a fazer sua história em quadrinhos sobre a etapa que você escolheu. Como é a estrutura dessa história em quadrinhos? Pegue uma folha sulfite e divida ela em quatro partes iguais (veja o exemplo abaixo).
Cada parte dessas será um quadrinho da sua história. Quantos quadrinhos deve ter a história? No mínimo oito. É preciso de capa? Sim, faça uma capa em uma página inteira.
SÍMBOLOS DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Grupo: de 3 a 4 pessoas
Material: apenas a criatividade (caso alguém saiba tocar um instrumento musical, a atividade ficará muito melhor).
Instrução
A Revolução Francesa teve vários símbolos. Três símbolos importantes foram: o barrete frígio, a Marselhesa (canção de guerra que hoje é o hino da frança) e a bandeira tricolor (que hoje é a bandeira da França).
A bandeira tricolor é, desde a Revolução, a bandeira da França.
Antes da Revolução, o estandarte da família real (dinastia Bourbon) era um dos principais símbolos da monarquia francesa.
O barrete frígio foi outro importante símbolo da Revolução Francesa.
Inicialmente foi um hino de guerra, cantado nos campos de batalha. Hoje, a Marselhesa é o hino da França.
Pesquise sobre esses três importantes símbolos da Revolução Francesa. Recomendamos esse site: https://historiacolegiao.wordpress.com/2013/06/18/revolucao-francesa/
Depois de estudar bem sobre esses símbolos, crie uma paródia explicando a importância deles para a Revolução. O que é criar uma paródia? É modificar uma letra de uma música que já existe.
Genteee, adoreeei!
ResponderExcluirPara bens pelas atividades diversificadas ,eu gostaria de possível,receber em meu email,outras atividades ,dinâmicas ,relacionadas a outros temas,no meu email se possível:mariajose070575@gmail.com
ResponderExcluir