quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

HISTÓRIA SEM GEOGRAFIA NÃO DÁ! (OU COMO TRABALHAR COM MAPAS A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA E A IDADE MODERNA)

Um aluno de história que não se localiza no espaço, não consegue aprender história. Em outras palavras, um aluno de história sem conhecimentos geográficos mínimos, não consegue desenvolver raciocínio histórico. Como ensinar Segunda Guerra Mundial se o aluno de 9º ano não sabe onde fica a União Soviética? Como ensinar conteúdos relativos ao Brasil colonial se o aluno não domina a localização dos continentes?

Aluna do 7º ano da Escola Municipal Nadir Valente (Cametá/PA) explicando, através de um mapa com bandeiras, o porquê de falarmos, na América, idiomas europeus. Note a bandeira da Inglaterra sob o território dos E.U.A., e a bandeira de Portugal sob o Brasil. 

Aluno explicando como era a América antes da chegada de Colombo.  Note o grupo do tronco linguístico Jê de azul, sob o atual território do Brasil. 

Aluna mostrando as rotas do tráfico negreiro existentes por volta de 1750. 

Na sequência, seguem instruções para que os alunos de 7º ano produzam quatro mapas gigantes. A atividade demora, mas vale a pena. Durante a atividades, as crianças estão, literalmente, debruçadas em cima do mundo. Elas tocam o mundo. Elas pintam o mundo. Elas perguntam sobre o mundo. As crianças curiosas aprendem demais durante a elaboração dessa atividade.


Por fim, com esses  mapas prontos, o professor pode fazer diversas atividades. Com esses quatro mapas prontos, o aluno poderá ter uma ótima noção do movimento histórico básico ocorrido entre 1500 e 1750.



FESTIVAL DE MAPAS


Os cinco tipos de mapas
A turma vai ser dividida em 4 grupos. Cada grupo vai fazer um mapa-mundi diferente. São quatro tipos de mapa:
1)Mapa das principais religiões hoje
2)Mapa dos principais idiomas europeus falados no mundo hoje
3)Mapa das Grandes Navegações (1450-1550)
4)Mapa do fim da Idade Moderna (1750)


Sugestão de técnica
  O mapas deve ser grande. Mas ele deve ser feito de maneira proporcional. Abaixo sugere-se uma técnica para fazer um mapa grande, de tamanho razoável. Colocar um papel manteiga em cima de um mapa-mundi escolar político. Fazer o contorno dos continentes e das principais ilhas. Usar esse contorno para a confecção do mapa. Depois de pronto o mapa no papel manteiga, cole ele em um isopor. 

Três faixas de papel manteiga juntadas com fita durex já cobrem um mapa-mundi escolar. 

Mapa-mundi político escolar. 

Fazer os continentes e as principais ilhas
É claro que é obrigatório fazer os continentes! Mas não é obrigatório fazer todas as ilhas do planeta. Seguem, abaixo, as ilhas mais importantes e que devem estar nos mapas:
-Inglaterra
-Irlanda
-Groenlândia
-Cuba
-Republica Dominicana e Haiti
-Japão
-Madagascar
-Nova Zelândia
-As três maiores ilhas da Oceânia






Quantas aulas para fazer?
-Em um primeiro momento, os grupos devem ser formados. O grupo deve se organizar para na próxima aula trazer todo o material necessário. A escola não fornecerá nada. Ou melhor, a escola  fornecerá apenas o mapa-mundi escolar.
-A partir da segunda aula, já com o material em mãos, o grupo terá 6 aulas  para confeccionar o trabalho.

MAPA DAS PRINCIPAIS RELIGIÕES

Legenda
-Países com maioria de cristãos católicos  - preencher com cruzes vermelha
-Países com maioria de cristãos protestantes (evangélicos) – preencher com cruzes azul
-Países com maioria de muçulmanos sunitas – preencher com luas crescentes marrons.
-Países com maioria de muçulmanos xiitas – preencher com luas crescentes verdes
-País com maioria de judeus – preencher com estrelas de David (6 pontas) roxas.
-Países com maioria das pessoas praticando religiões de origem africana (várias) –Preencher com pequenos rostos negros sorrindo.
-Países  com maioria de pessoas praticando religiões orientais (hinduísmo, budimo, taoísmo etc...) - preencher com pequenos rostos orientais sorrindo (amarelos)
-Países com maioria de pessoas praticando outras religiões – deixar em branco

Importante
Deve-se fazer o contorno de todos os países. Escrever o nome dos país em cima do mesmo. Escrever apenas nos países de maior extensão territorial. Em cima dos países pequenos não precisa escrever o nome. Caso contrário, o mapa ficaria muito poluído.

Material de apoio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_artigos_de_religi%C3%A3o_por_pa%C3%ADs

MAPA DOS PRINCIPAIS IDIOMAS

LEGENDA
-Países que tem o português como idioma oficial – pintar com as cores da bandeira da Portugal
-Países que tem o francês como idioma oficial – pintar com as cores da bandeira da França
-Países que tem o espanhol como idioma oficial – pintar com as cores da bandeira da Espanha
-Países que tem o inglês como idioma oficial – pintar com a bandeira da Inglaterra. 
-Países que tem o árabe como idioma oficial – pintar de verde. 
-País que tem o Chinês Mandarim como um dos idiomas oficiais – pintar com a cor da bandeira da China
-Países que não tem os idiomas acima citados como oficiais – deixar em branco

Importante
Deve-se fazer o contorno de todos os países. Escrever o nome dos país em cima do mesmo. Escrever apenas nos países de maior extensão territorial. Em cima dos países pequenos não precisa escrever o nome. Caso contrário, o mapa ficaria muito poluído.

Material de apoio



MAPA DAS GRANDES NAVEGAÕES (por volta de 1500)

Legenda
-Viagem de Cristovão Colombo – (1492-93) – risco vermelho
-Viagem de Cabral ( 1500) – risco verde
-Viagem de Fernão de Magalhães – (1519-1521) – Risco rosa
-Na América, pintar de cores diferentes os diversos grupos linguísticos indígenas que viviam antes da chegada de Colombo 
-Na Africa, indicar o nome de alguns Estados africanos 
-Na Europa, pintar de Vermelho Portugal e escrever a letra “P” por cima; pintar de amarelo Espanha e escrever a letra “E” por cima; pintar de azul a França e escrever a letra “F” por cima; pintar a Inglaterra de verde e escrever  letra “I” por cima.
-Indicar os territórios muçulmanos com a cor verde claro; com a cor verde escuro destacar o Império Otomano; indicar onde fica a cidade de Constatinopla. 
-Na Ásia, escolha duas cores e pinte  o Império Chinês (Ming) e o Império  Indiano.

Atenção!
Quem for confeccionar essa mapa não precisa contornar os países, apenas os continentes. Afinal, os países que existem hoje não existiam em 1500!

Mapas de apoio


 Principais reinos africanos entre 1200 e 1500.

Mapa da China durante a dinastia Ming

Império Otomano em diferentes épocas. 

Povos pré-colombianos (troncos linguísticos)

Sul da Índia por volta de 1500



 Grandes navegações. 


MAPA FIM DA IDADE MODERNA (POR VOLTA DE 1750)

-Na Europa, pintar de Vermelho Portugal e escrever a letra “P” por cima; pintar de amarelo Espanha e escrever a letra “E” por cima; pintar de azul a França e escrever a letra “F” por cima; pintar a Inglaterra de verde e escrever  letra “I” por cima.
-Na América, pinte de de vermelho o território dominado por Portugal; pinte de amarelo o território pela Espanha; pinte de azul o território ocupado pela França; pinte de verde o território ocupado pela Inglaterra 
-No Oceano Atlântico, indique com setas as principais rotas de tráfico de escravos 
-Na África, indicar com cores diferentes, a região onde predomina o grupo linguístico banto, e a região aonde predominam os dialetos sudaneses. 
-Retrate o mundo muçulmano da maneira que você achar melhor 
-Na Ásia, pinte de uma cor o Império Indiano; pinte de outra cor o Império Chinês (Quing); por fim, pinte de uma terceira cor o império do Japão. 

 Atenção!
Quem for confeccionar essa mapa não precisa contornar os países, apenas os continentes. Afinal, os países que existem hoje não existiam em 1500!

Mapas de apoio
América Colonial por volta de 1750

Rotas do tráfico negreiro, África Banta e África sudanesa

Evolução do islamismo ao longo do tempo

Índia por volta de 1760. Em amarelo o império Maratha. 

Dinastia Quing por volta de 1820. 







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