quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA

O professor de história pode usar filmes épicos em sala de aula? Filme não é ficção? O filme não deturpa o conhecimento histórico?

Sim, qualquer filme é ficção. Qualquer filme de época deve ser encarado como ficção.

E, então, sendo um filme ficção, ele não deve ser levado à sala de aula?

Muito pelo contrário, o cinema é um ótimo recurso para auxiliar o professor de história. Afinal, se o aluno não assistir a um filme épico-histórico na escola, ele assistirá em casa, e sem a mediação do professor.

Quais são os principais cuidados que o professor deve tomar ao utilizar filmes em sala de aula?

Em primeiro lugar, martelar nessa tecla: filme é ficção. É preciso repetir isso à exaustão. Sobretudo para alunos do ensino fundamental, que tendem a interpretar aquilo que vêem na tela como representação fiel do passado. Repita sempre aos alunos: filme é ficção. O Gérard Depardieu é um ator, não é Cristóvão Colombo. Marco Nanini é um ator, não é Dom João VI. O sangue que jorra no filme A Paixão de Cristo não é sangue, é ketchup.

É importante, também, sempre falar do contexto em que o filme foi produzido. Se um filme foi produzido na década de 1950, ele reflete de alguma forma aquela década. É possível explicar um anacronismo, mostrando uma cena de um filme, sem usar essa complicada palavra. O professor de história que usa filmes tem que ser, de alguma forma, um crítico de cinema.

Mas como passar um filme inteiro se uma aula só dura 50 minutos?

Uma boa estratégia é usar apenas um trecho do filme. Mas cuidado para que esse trecho não fique descontextualizado. Fale um pouco da produção do filme, apresente as personagens principais e resuma o que se passou no filme antes da cena que será exibida.


***************************


Ao longo de 2014, foram realizadas quatro sessões de cinema para alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Júlia Passarinho (Cametá/PA).  O conteúdo programático do ano iniciou, cronologicamente, na Grécia Antiga e findou com as grande navegações (Idade Antiga e Média). Os filmes apresentados foram: Alexandre (2004, direção de Oliver Stone), Cruzadas (2005, dirigido por Ridlet Scott), El Cid (1961, dirigido por Anthony Mann) e 1492 – A Conquista do Paraíso (1992, dirigido por Ridley Scott). Os filmes serviram de base para atividades realizadas dentro de sala de aula, sendo que, dentro do espaço escolar, durante as aulas expositivas, também forma usados trechos de outros filmes. 

As sessões foram realizadas no auditório da UFPA/Cametá.  É preciso romper com a barreira existente entre escola e universidade. As licenciaturas, no Brasil, estão muito afastas da escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário