quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

I Encontro PIBID Baião-Cametá: Metodologias e Práticas de Ensino em Sala de Aula

Desde a década de 1980, uma corrente da sociologia da educação formulou a ideia de que o saber acadêmico não é da mesma natureza que o saber escolar. Antes, acreditava-se que aquilo que era produzido cientificamente era vulgarizado até chegar na escola. A partir da renovação dos estudos educacionais, sobretudo com Yves Chevallard e André Chervel, o saber escolar passou a ser entendido como algo que é construído, acima de tudo, no chão da sala de aula. Em outras palavras, o saber escolar tem bastante margem de autonomia criativa em relação ao saber acadêmico, pois ele precisa se tornar um saber ensinável.


I Encontro PIBID Baião-Cametá: Metodologias e Práticas de Ensino em Sala de Aula tratou, unica e exclusivamente, de saber escolar, da História ensinada. Quem é que tratou do assunto? Ora, aqueles que, desde 2014 estão produzindo saber escolar no chão da sala de aula, os bolsistas do PIBID. Foram realizadas três oficinas, nas quais os bolsistas propuseram abordagens teórico-metodológicas para o ensino de História.

Sobre o conceito de História ensinada, conferir http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12075

Conferir, também, o importante texto de André Chervel: file:///D:/Downloads/dialogo-12619%20(1).pdf



Vídeo (em qualidade não muito boa) da oficina "Ensino de História: a utilização de paródias nas aulas de ensino fundamental e médio"


Oficina "Ensino de História: a utilização de paródias nas aulas de ensino fundamental e médio"





Imagens da oficina "Estratégias para o Ensino Fundamental: inteligências múltiplas, ensino para a diversidade e os princípios da Horaá Mutemet"





Abertura do evento


Nenhum comentário:

Postar um comentário