quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

História em quadrinhos como estratégia didática para construir uma narrativa histórica

Sugerir que os alunos confeccionem uma história em quadrinhos para construir sua própria narrativa histórica sobre um determinado conteúdo é uma estratégia interessante.

O exemplo que mostraremos abaixo foi fruto de uma atividade sugerida na "Sequência didática bimestral: período joanino, independência e primeiro reinado". Veja, nessa outra postagem que fizemos anteriormente, o cardápio de atividades sugerido para aulas de 12 a 20. Dentro desse cardápio, sugerimos ao aluno que contasse, de forma resumida, em um história com 8 quadrinhos, a Confederação do Equador. 

O produto que mostraremos abaixo é fruto de um dos grandes problemas da educação brasileira: o excesso de cópia. Está comprovado, por pesquisas, que o aluno brasileiro passa um enorme tempo copiando do quadro pro caderno, ou do livro didático pro caderno, sem nenhum objetivo pedagógico. Dessa forma, o professor ocupa o tempo de aluno e não tem dor de cabeça. A cópia ocupa e acalma os alunos, cheios de energia vital. Muitos alunos brasileiros perdem 12 anos da sua vida copiando mecanicamente. Dos 6 aos 17 anos de idade, ele copia muito. Muitas vezes, a cópia é virtual, "ctrl c" e "ctrl v". É muito comum o professor brasileiro pedir um trabalho de pesquisa, sendo que o aluno apenas acha algo no Google, imprime e entrega. Trata-se de um prática cotidiana, algo feito todo dia, durante 12 anos. Essa prática vicia. 

Entendemos que o teor da história em quadrinhos exposta abaixo é, em grande parte, resultado desse processo em que o aluno perde a capacidade criativa. O aluno, que passa por esse processo perverso e do qual ele não tem culpa, vicia-se em copiar e colar trechos do livro. No exemplo abaixo, o aluno, do Ensino Médio, ainda elaborou com suas próprias palavras muitas frases. Não se trata de um exemplo extremo, mas é sintomático de uma prática pedagógica profundamente arraigada. 

Sobre a copia em sala de aula, conferir: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/copia-tempo-perdido-didatica-alfabetizacao-leitura-producao-texto-529070.shtml 



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