BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA RESPONSÁVEIS: SAMIRIS
RIBEIRO SAMPAIO E JEFERSON PIMENTEL
GOMES
Atividades desenvolvidas na Escola
Estatual de Ensino Médio Francisca Nogueira da Costa Ramos (Baião/PA)
No decorrer desse semestre
realizamos as atividades propostas pelo professor da disciplina, nas
respectivas series, 1º ano B,C , D, 2º ano A e B e 3º ano A,B e C.
As atividades consistiram em apresentar aulas expositivas , seminários, trabalhos
escritos e outros. Buscamos também envolver os alunos nos assuntos estudados e
em temas transversais, tais como o
sistemas de cotas em universidade publicas e outros, por meio de atividades de
debates em sala e encenações teatrais.
Atividades realizadas no 1º ano A,B,C ,D e E
Os assuntos
trabalhados foram: Renascimento, Reformas Religiosas e Absolutismo.
Os mesmos foram repassados aos
alunos por meio de aulas expositivas e
apresentações de seminários, apresentados pelos próprios alunos. Alem dos
seminários, foi também aplicado atividades escritas, ambos os trabalhos
contribuíram para a nota final dos alunos. Que foram submetidos a uma prova
contendo questões relacionadas aos assuntos estudados e exercitados em sala de
aula.
Atividades realizadas no 2º
ano A,B,C
Os assuntos trabalhado no 2º ano foram: Independência do Brasil, I
reinado . Os assuntos foram transmitidos aos alunos por meio de aulas expositivas
e atividades escritas, e atividades extraclasse
e seminários uma atividade essa que leva ao aluno à pesquisa e trabalho
em grupo.
Atividades realizadas no
3º ano
A,B,C
Os assuntos estudados pelos 3º anos foram: temas
transversais através de Políticas
Afirmativas, onde e um primeiro momento explicamos os conceitos e em um terceiro momentos pedimos para que os
alunos pudessem fazer uma pesquisa mais profunda sobre o assunto proposto ( em
grupos), e em um terceiro momento realizamos uma atividade com um “Cardápio de
Atividades” onde se tinha três opções :
1° Se nomear como um tipo de
grupo social, onde o mesmo iria fazer uma manifestação em busca de seus
direitos.
2° Redigir uma carta ao governo,
expondo o porquê da não aceitação ou da adesão das medidas tomadas pelo atual
governo.
3° Redigir uma carta do governo para um grupo
social.
Observamos que nestas
atividades os alunos se envolveram bastante, através das pesquisas e os
resultados foram excelentes, onde depois dos trabalhos expostos ocorreu um
debate em sala de aula sobre o atual governo e principalmente das cotas para
universidades.
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