terça-feira, 13 de dezembro de 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – SEGUNDO SEMESTRE DE 2016 - PIBID HISTÓRIA/BAIÃO

BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA RESPONSÁVEIS: SAMIRIS RIBEIRO  SAMPAIO E JEFERSON PIMENTEL GOMES

Atividades desenvolvidas na Escola Estatual de Ensino Médio Francisca Nogueira da Costa Ramos  (Baião/PA) 

No decorrer desse semestre realizamos as atividades propostas pelo professor da disciplina, nas respectivas series, 1º ano B,C , D, 2º ano A e B e 3º ano A,B e C.

 As atividades consistiram em apresentar  aulas expositivas , seminários, trabalhos escritos e outros.  Buscamos também  envolver os alunos nos assuntos estudados e em temas transversais, tais como  o sistemas de cotas em universidade publicas e outros, por meio de atividades de debates em sala e encenações teatrais.

Atividades realizadas  no 1º ano A,B,C ,D e E 
Os  assuntos  trabalhados foram: Renascimento, Reformas Religiosas e Absolutismo.
Os mesmos foram repassados aos alunos por meio de aulas expositivas  e apresentações de seminários, apresentados pelos próprios alunos. Alem dos seminários, foi também aplicado atividades escritas, ambos os trabalhos contribuíram para a nota final dos alunos. Que foram submetidos a uma prova contendo questões relacionadas aos assuntos estudados e exercitados em sala de aula.

Atividades realizadas no 2º ano A,B,C
Os assuntos trabalhado no 2º ano foram: Independência do Brasil, I reinado . Os assuntos foram transmitidos aos alunos por meio de aulas expositivas e atividades escritas, e atividades extraclasse  e seminários uma atividade essa que leva ao aluno à pesquisa e trabalho em grupo.
Atividades realizadas no 3º  ano  A,B,C 
Os assuntos estudados pelos 3º anos foram: temas transversais  através de Políticas Afirmativas, onde e um primeiro momento explicamos os conceitos  e em um terceiro momentos pedimos para que os alunos pudessem fazer uma pesquisa mais profunda sobre o assunto proposto ( em grupos), e em um terceiro momento realizamos uma atividade com um “Cardápio de Atividades” onde se tinha três opções :
1° Se nomear como um tipo de grupo social, onde o mesmo iria fazer uma manifestação em busca de seus direitos.
2° Redigir uma carta ao governo, expondo o porquê da não aceitação ou da adesão das medidas tomadas pelo atual governo.
3°  Redigir uma carta do governo para um grupo social.

Observamos que nestas atividades os alunos se envolveram bastante, através das pesquisas e os resultados foram excelentes, onde depois dos trabalhos expostos ocorreu um debate em sala de aula sobre o atual governo e principalmente das cotas para universidades. 

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