segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

II Encontro do PIBID História Cametá-Baião

Foi realizado, de 23 a 24 de maio de 2016, o  II Encontro do PIBID Baião-Cametá: metodologias e práticas de ensino em sala de aula, no Campus Universitário do Tocantins/Cametá (UFPA-Cametá). O evento foi estruturado em torno de três oficinas, nas quais os bolsistas sugeriam metodologias aos demais alunos de licenciatura em História. Estes, na sequencia, ressignificaram e aplicaram essa metodologia sugerida com alunos da educação básica. 

80 alunos de licenciatura em História e 120 alunos da educação básica participaram do evento. A presença de alunos secundaristas e do ensino fundamental no ambiente universitário causou certo estranhamento. Tal estranhamento advém de uma concepção de universidade distante da educação básica. 

Na culminância do evento, uma noite cultural, os protagonistas foram os alunos da educação básica, que apresentaram o resultado das oficinas através de produtos artísticos os mais diversificados. 



FUNCIONAMENTO GERAL DAS OFICINAS

Preparação (segunda-feira, 23/5)
Primeiramente, os bolsistas PIBID realizarão uma breve exposição teórica, em seguida propondo as diretrizes gerais da atividade, que será aplicada a alunos da educação básica na terça-feira. Os oficineiros (os inscritos no evento) terão a segunda-feira toda para preparar essa atividade.

Aplicação (terça-feira, 24/05)
Das 8 às 12 horas, os oficineiros receberão uma turma de alunos da educação básica, os quais irão até a UFPA. A atividade preparada na segunda-feira será, então, colocada em prática pelos oficineiros. Os alunos da educação básica retornarão ao Campus às 16 horas.

Culminância (terça-feira, 24/5, a partir das 18:30)
O objetivo das oficinas é que os alunos da educação básica produzam algo, uma breve apresentação teatral, uma apresentação musical, uma obra de arte ou outro produto. Na culminância, os alunos da educação básica apresentarão esse produto no auditório.

OFICINA 1 : ENSINO DE HISTÓRIA - A UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS NAS AULAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Ministrantes: Bolsistas da EEEM Francisca Nogueira – Baião (Diana Silva Fiel, Jeferson Pimentel Gomes, Mirlene Ribeiro Benmuyal. Monique Nogueira Rodrigues, Samiris Ribeiro Sampaio)

Pretende-se incentivar alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Passarinho a realizar estudos sobre o Renascimento através da composição de paródias musicais.

OFICINA 2: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO MÉDIO: CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA
Ministrantes: bolsistas da EEEM Júlia Passarinho (Franklin Veiga, Isaac Gonçalves Portilho, Isalene dos santos Valente, Vitor dos Santos Fonseca, Wanderson dos Santos Brito)

Tendo como ponto de partida o filme “1492: a conquista do paraíso”, pretende-se experimentar o uso do cinema em sala de aula em uma atividade que leve alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Júlia Passarinho a pensar as relações interculturais entre os europeus e os povos nativos do Caribe no contexto das expedições comandadas por Cristóvão Colombo. 

OFICINA 3: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E ENSINO PARA A DIVERSIDADE
Ministrantes: bolsistas da EMEF Nadir Valente (Edilene Amaral Corrêa, José Carlos Pereira Gaia, Karlena do Socorro Menezes, Paulo Jhones Cardoso de Souza, Vera Lúcia de Cristo Lobato)

Esta oficina tem como objetivo formular um cardápio de atividades para alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental prof.ª Nadir Filgueira Valente, tendo como mote que esses alunos desenvolvam reflexões em torno das mitologias e cosmologias indígenas com o intuito de demonstrar que as culturas indígenas são múltiplas, diversas e estão sempre em transformação. O cardápio de atividades foi um instrumento metodológico desenvolvido pelos bolsistas PIBID e, grosso modo, consiste em propor uma gama variada de atividades que seja capaz de sensibilizar os diversos tipos de alunos, do mais tímido ao mais extrovertido, do que esbanja inteligência musical ao que notadamente detém inteligência corporal-sinestésica. 

120 alunos da educação básica. 80 estudantes de licenciatura em História. Articulação entre teoria e prática. A escola dentro da universidade.
A equipe organizadora do evento: bolsistas de Iniciação à Docência, professores supervisores e coordenadores do subprojeto. 
A mobilização dos alunos de licenciatura em História da Faculdade de História da Amazônia Tocantina na realização das oficinas. 
 
A abertura do evento, com os coordenadores do subprojeto Ariel Feldman e José do Espírito Santo Dias Júnior. 



























A preparação das oficinas: alunos de licencitarua, orientados peços bolsistas de iniciação à docência do PIBID, com secundaristas da Escola Estadual Júlia Passarinho. 
 
 
A apresentação das oficinas: os alunos da educação básica como protagonistas. 



Secundaristas da Escola Estadual Júlia Passarinho narrando a Cabanagem através de uma apresentação de carimbó. 




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